A Architecture Implementation desempenha um papel fundamental na garantia de que as soluções arquitetônicas se tornem realidade, entregando sistemas funcionais que contribuam para os objetivos da organização.
Sua abordagem precisa e diligente é essencial para o sucesso das iniciativas de arquitetura de TI.
Conceitos
· Execução Arquitetônica: Este conceito envolve a transformação dos planos arquitetônicos em sistemas de TI reais, colocando em prática as decisões de design.
· Instalação e Configuração: Refere-se ao processo de estabelecer e ajustar os componentes tecnológicos de acordo com as especificações arquitetônicas.
· Operacionalização: Significa tornar os sistemas arquitetônicos operacionais, garantindo que funcionem de acordo com as expectativas, mitigando os riscos de que o comportamento da solução em ritmo normal de produção sejam muito distintos dos originalmente previstos em tempo de desenho e projeto.
Características
· Rigor na Implementação: A Architecture Implementation busca garantir que cada elemento arquitetônico seja implementado com precisão, seguindo os padrões estabelecidos.
· Validação de Desempenho: Avalia o desempenho dos sistemas em relação às métricas arquitetônicas, fazendo ajustes conforme necessário e permitindo conhecer as verdadeiras curvas de desempenho da aplicação em condições os mais próximas possíveis da reais de produção.
· Segurança: Implementa medidas de segurança de acordo com as diretrizes arquitetônicas para proteger os sistemas contra ameaças.
· Documentação Completa: Mantém documentação detalhada de todo o processo de implementação, permitindo uma auditoria completa, assim como mitigando riscos de dificuldade de manutenção e evolução da aplicação em momentos futuros, assim como a atuação rápida e efetiva quando da eventualidade de incidentes e crises.
· Monitoramento Contínuo: Após a implementação inicial, a capability monitora continuamente o desempenho e a conformidade dos sistemas com a arquitetura.